Por Carmen Souza, do Correio Braziliense:
Deposite mais um edital na agenda, concurseiro. E dos grandes. É que a Caixa Econômica Federal está se preparando para realizar, no início do próximo ano, uma seleção de técnico bancário. O cargo, mais conhecido como escriturário, exige conclusão do ensino médio e é a principal senha de acesso para a instituição financeira, que pode promover esse tipo de funcionário assim que ele completa um ano de casa. O próximo concurso terá abrangência quase nacional. Só ficarão de fora as agências de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque, no ano passado, foi feito um concurso para os dois estados.
É comum nas seleções para escriturário a não divulgação da quantidade de vagas que serão preenchidas. Como a rotatividade é alta nas instituições financeiras, elas preferem informar, nos editais, que o concurso é para formação de cadastro reserva. Mas a fila anda. E rápido. A seleção para o Rio e São Paulo foi finalizada em maio do ano passado e 2.759 aprovados já foram convocados.
Do concurso de 2004, que teve âmbito nacional, 15.725 candidatos foram convidados a fazer parte dos quadros da Caixa, sendo 2.299 em Brasília. Esse último grande concurso vencerá em agosto do próximo ano, por isso a Caixa começa a preparar uma seleção parecida. No momento, ela recebe propostas de empresas interessadas em conduzir o processo.
Para não perder tempo, vale a pena escarafunchar o edital do concurso do ano passado, feito pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, o Cespe. Os inscritos foram submetidos a uma prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos. Na parte básica, caíram itens de português, informática, matemática e noções de ética. Para fazer as questões específicas, os candidatos tiveram que estudar noções de política econômica e monetária, técnicas de vendas, serviços bancários e o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Em início de carreira, um escriturário ganha R$ 1.716.66, incluindo o auxílio-alimentação de R$ 543,66. A Caixa ainda oferece benefícios como plano de saúde, plano de previdência complementar e auxílio-educação. Outra vantagem é que, depois de três meses de serviços prestados, os escriturários podem pedir a transferência de estado, que é avaliada pelo setor de recursos humanos do banco.
Mais um
Outra instituição financeira cuida dos preparativos para a contratação de novos funcionários. A Nossa Caixa já escolheu, inclusive, a empresa que será responsável pelo próximo concurso. É da Fundação Vunesp a incumbência de selecionar candidatos para os cargos de auxiliar administrativo e técnico de nível superior. O banco e a fundação ainda precisam fechar o número de vagas que serão oferecidas e o período de inscrição dos interessados.
Depois disso, o edital deve ser divulgado. As contratações serão em São Paulo. O último concurso do banco foi feito há dois anos.
Fonte: CorreioWeb
4 comentários:
Obrigado pela ótima notícia. Acabei de fazer o concurso do BB e me dei mal. Não me preparei tb. Mas agora vai! Abraço!
É isso aí, Marcus! Vamos nos preparar! =)
um abraço!
Olá, caros colegas concurseiros!
Sou Luis Fernando e também fiz o concurso do BB, e acabei pontuando muito pouco na prova específica, mas posso garantir a vocês que desta vez vai dar tudo certo.
Desejo BOA SORTE para todos vocês!
olá alguem sabe me dizer como fasso para ficar por dentro das inscrições para escriturario?
qualquer coisa que possam me ajudar mandem para:rbj18@hotmail.com obrigado!
boa sorte para vcs!!!
Postar um comentário