O Governo do Estado assinou, na última quarta-feira (23), um acordo junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através das secretarias de Administração e Saúde, para contratar, por meio de concurso público, cerca de 1.500 profissionais de saúde ainda este ano. O edital deverá ser publicado no mês de maio.
A medida partiu depois que o MPPE recomendou, desde o ano passado, a contratação de pessoal efetivo em lugar das contratações temporárias. “Como vinham sendo feitas, elas são ilegais e têm uma repercussão muito grande sobre a qualidade do atendimento”, afirmou Lucila Varejão, promotora do Patrimônio Público.
O acordo determina um cronograma para a seleção: até 15 de fevereiro, deve ser concluído um estudo para necessidade de pessoal. Em 16 de maio, deve ser publicado o edital e, até 26 de agosto, a homologação efetiva dos aprovados deve ser realizada, uma vez que eles serão convocados imediatamente.
Até a conclusão do concurso, o o Estado poderá contratar 806 profissionais em caráter temporário, para não prejudicar o atendimento à população nos hospitais da rede pública. Caso não cumpra o acordo, o Estado pode ser multado em R$ 8 mil por dia. O dinheiro vai ser revertido para o Fundo Estadual de Saúde.
Fonte: PE360Graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário