domingo, 16 de dezembro de 2007

Secretaria do Ambiente terá primeiro concurso em 30 anos

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, assinaram, nesta terça-feira, contrato para a realização, em março de 2008, do primeiro concurso público na área ambiental do Estado do Rio de Janeiro em 30 anos.

Serão oferecidas 210 vagas - sendo 150 para o nível superior, com remuneração de R$ 2 mil, e 60 para os níveis médio e técnico, com salário de R$ 1 mil. Para o nível superior, haverá vagas para engenheiro florestal, biólogo, químico e farmacêutico, entre outros. Já para os níveis médio e técnico, haverá vagas para assistente administrativo e para técnico químico, entre outros.

De acordo com o secretário, o edital do concurso será publicado em 20 de dezembro, com as inscrições realizadas entre 15 e 25 de janeiro de 2008. Organizadas pela Cesgranrio, as provas serão aplicadas no início de março e a expectativa é de que os aprovados comecem a trabalhar até julho de 2008.

- A contratação de servidores públicos é fundamental para a estruturação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que reunirá, em 2008, em um só órgão ambiental, os serviços atualmente executados pela Feema, Serla e IEF. Parte dos aprovados trabalhará nas nove agências regionais que estamos criando - disse Minc.

O secretário acrescentou ainda que servidores serão convocados para trabalhar nas agências regionais de acordo com as características de cada região onde estarão sediadas:

- Por exemplo, se a unidade regional estiver em uma área petrolífera, serão convocados engenheiros de petróleo, se em áreas agrícolas, biólogos e engenheiros florestais, e assim por diante. Haverá agências regionais nos municípios de Nova Friburgo, Itaperuna, Macaé, Campos, Volta Redonda, Angra dos Reis e Araruama e, na Região Metropolitana do Rio, em Niterói e Seropédica. Nas cidades de Araruama, Angra dos Reis e Volta Redonda, nós vamos construir unidades adotando o conceito de construções ecológicas, com placas solares e sistema de captação da água da chuva, por exemplo. Nos outros municípios, vamos aproveitar as unidades já existentes da Feema e do IEF. As agências regionais serão as casas do Ambiente, pois irão abrigar também um posto do Batalhão Florestal e do Ibama - explicou Carlos Minc.

É a primeira vez, em 30 anos, que o governo estadual irá promover um concurso público na área ambiental do Rio. Minc ressaltou que a contratação de novos servidores é fundamental para a concretização das ações ambientais em curso no estado.

- Antigamente, a área de meio ambiente não tinha muita importância. Mas à medida que começou a ganhar o respeito e atenção do poder público, a área ambiental começou a se destacar, e não houve o devido investimento na infra-estrutura nem em recursos humanos. Estamos implementando diversas ações para a área ambiental. Para que sejamos bem-sucedidos, é necessário contratar pessoal. Por exemplo, estamos investindo em reflorestamento, vamos dobrar a área protegida das unidades de conservação em quatro anos. Mas para isso, vamos precisar de reforço de pessoal, o que irá aperfeiçoar nossas ações de recuperação e de fiscalização de importantes ecossistemas - acrescentou Carlos Minc.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: