O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança edital para a realização do 14ª concurso público nacional para o provimento de 132 vagas de procurador do trabalho, sendo 12 destinadas à Bahia. Os selecionados irão atuar nas Procuradorias Regionais em 85 cidades de 24 estados, além do Distrito Federal. Apesar da remuneração não ter sido divulgada, o procurador do trabalho no estado, Pacífico Luz Rocha, informa que o salário bruto inicial é de aproximadamente R$21 mil por mês mais benefícios. O candidato deve ser bacharel em direito e, até a data da inscrição definitiva, ter três anos de atividade jurídica.
O promotor informa que as 132 vagas serão definidas de acordo com os cargos vagos de cada região. “Atualmente, na Bahia, existem 12 postos a ser preenchidos. Para 2008 já teremos mais quatro vagas, mas isso vai depender do Orçamento da União”, declara, informando que os procuradores selecionados escolherão o destino de atuação de acordo com a sua classificação. Hoje existem apenas 36 procuradores no estado, sendo que 28 atuam em Salvador. “Geralmente, o concurso não consegue completar a quantidade de vagas oferecidas. Por isso, todo ano tem concurso”, revela ele.
Dividido em duas etapas, o processo seletivo, segundo Rocha, é um dos mais árduos do país. Na primeira etapa, o candidato será submetido a quatro fases, todas eliminatórias: prova objetiva, com previsão de ser realizada no dia 16 de dezembro; avaliação subjetiva, marcada para 03 de março, e exame prático no dia 16 de março. Os aprovados enfrentarão a segunda parte do processo, que engloba a inscrição definitiva, no período de 21 a 28 de maio, e, por fim, a prova oral, de 04 a 08 de agosto. O resultado final será divulgado em 28 de agosto de 2008. A previsão é de que a posse ocorra em 11 de setembro de 2008.
As inscrições preliminares devem ser feitas até o próximo dia 14, pelo endereço eletrônico da Procuradoria Geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (www.pgt.mpt.gov.br/concursos), mediante o preenchimento de formulário. O candidato, depois de enviá-lo on line, deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$150. Em seguida, deve imprimir a solicitação de inscrição para entregar em uma das unidades das Procuradorias Regionais do Trabalho (PRT) indicadas no edital do concurso.
Fonte: Correio da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário